Endereço da Creche

Rua Higino João Pio, s/n. Praia do Estaleirinho Fone:3263 2555 ou 9134 7220 Nossa Equipe: Daiana ,Fabiane, Fabiana, Gisele, Maria Luisa, Marcia, Maritza, Marlene, Noêmia, Raquel, Silvana, Silvania, Tãnia,Elis..

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividades Berçario


Receberemos no Berçário crianças com faixa etária de 3 meses a 2 anos de idade, é um período que requer muito nossa atenção. São crianças que estão se adaptando a um novo ambiente como também ao momento psicológico de adaptação que seus pais estão passando.
Esse período varia de criança para criança: ela pode estranhar, por isso vamos aos poucos procurando estabelecer uma relação de segurança e confiança .
Ocorre nessa fase mudanças muito rápidas e significativas como: o sentar, o engatinhar, desmame, a dentição, a introdução de novos alimentos a sua dieta...
Nessa fase ocorre uma aprendizagem totalmente lúdica, as crianças terão acesso a materiais de diferentes pesos, texturas, cores, formas, tamanhos...
Irão explorar livremente através dos seus sentidos: o chupar, morder, olhar, manipular os brinquedos que lhe serão oferecidos em seu ambiente diário.
A observação as reações das crianças é constante e ouvindo os pais faremos algumas mudanças, se necessário, para seu pleno bem estar.


Segunda (Sugestões de Atividades)
(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
(b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
(c) Música com gestos
(d) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
(e) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos


Terça
(a) Tinta caseira
(b) Música com gestos
(c) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
(d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)

Quarta
(a) Brincar com sucata
(b) História com fantoches
(c) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
(d) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)

Quinta
(a)fantoches
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons produzidos com objetos e o corpo)
(d) Jogos de encaixe


Sexta
(a) Massinha caseira
(b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
(c) Música com gestos

(d) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
(e) Empilhar objetos (até 3 objetos)
(f) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)

Rotina -
. chegada e recepção das crianças;

· organização da sala e dos materiais;

· atividades didático-pedagógicas;

· brincadeiras ao ar livre;

· higiene e troca de roupa;

· almoço;

· higiene bucal;

· repouso;

· atividades alternativas para as crianças que vão acordando;

· lanche;

· atividades didático-pedagógicas;

· brincadeiras ao ar livre;

· higiene e troca de roupa;

· jantar

· higiene bucal;

· reorganização da sala;

· saída.